O livro

SPSS-444
PEREIRA, Alexandre ; PATRÍCIO, Teresa – SPSS: guia prático de utilização: análise de dados para Ciências Sociais e Psicologia. 8.ª ed. Lisboa : Sílabo, 2013. ISBN 978-972-618-736-3. 256p.

 

Este livro apresenta uma abordagem da análise estatística de dados para o domínio das Ciências Sociais, quando a ferramenta de cálculo utilizada é o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

O SPSS é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos, e visualizar os seus resultados, em poucos segundos. Não obstante, dois óbices interpõem-se entre as boas intenções do utilizador e o seu objetivo: saber que teste estatístico utilizar para responder às suas questões; e interpretar corretamente os resultados do cálculo estatístico efetuado. O presente livro pretende responder a esses dois problemas: dando exemplos práticos de utilização de diversos testes estatísticos, assim como dos seus princípios de utilização; e apresentando uma interpretação sucinta dos resultados obtidos. Estes exemplos são complementados com exercícios, em parte resolvidos, no fim de cada capítulo, desde o terceiro ao penúltimo.

Os três primeiros capítulos constituem uma introdução à utilização do programa. O último capítulo apresenta uma descrição sobre as funcionalidades de impressão. Os capítulos intermédios abordam o tratamento de dados em áreas como: transformação de dados, séries de dados temporais, comparação de grupos de casos, análise fatorial, análise de consistência interna de escalas, regressão linear, cruzamento de variáveis, testes t, ANOVA, testes não paramétricos, análise de clusters e análise discriminante.
Aborda-se também a problemática dos inquéritos na Internet.